Faculdades EAD que oferecem bolsas de estudo

As faculdades EAD oferecem diversos cursos, que capacitam profissionais para atuar em áreas como: educação, saúde, tecnologia e etc. Por isso, têm sido cada vez mais procuradas por alunos interessados em estudar no conforto do seu lar.

Assim, para te ajudar na missão de encontrar uma faculdade EAD ideal, preparamos este texto informativo. Com ele, será possível entender o que são as faculdades EAD, quais delas oferecem bolsa de estudo e as vantagens/desvantagens em cursar uma graduação a distância.

Ficou animado? Nós também! Por isso, preparamos tópicos direto ao ponto, para que você não perca nenhum segundo na busca pelo curso dos seus sonhos. Boa leitura!

O que é faculdade EAD?

Faculdades EAD
Faculdades EAD – Reprodução

As faculdades EAD são aquelas que oferecem cursos a distância. Esses cursos podem ser realizados pelos alunos onde e quando quiserem. Basta ter um computador ou tablet conectado à internet.

Mas, não é por isso que são menos qualitativos do que os cursos presenciais. Já que, mesmo as faculdades EAD precisam ser avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

É o teste de qualidade do MEC que irá dizer se a instituição é aprovada, e se os cursos possuem um alto ou baixo padrão em relação às demais instituições brasileiras.

Atualmente, as faculdades EAD oferecem graduações nas modalidades 100% online ou semipresencial, sendo a semipresencial uma ótima opção para alunos que cursam disciplinas práticas.

Os alunos que desejam bolsas de estudo para faculdades EAD, podem contar com cursos de:

  • Graduação;
  • Pós-graduação;
  • Tecnólogo;
  • Cursos livres, e etc.

Confira, no tópico abaixo, faculdades EAD certificadas que oferecem bolsas de estudo.

Quais faculdades oferecem bolsas de estudo EAD?

Para conseguir bolsas de estudo em faculdades EAD, o aluno deve recorrer ao protocolo estipulado por cada instituição. Algumas delas têm vestibular, outras contam com descontos para alunos novos e veteranos e, grande parte, leva em consideração a nota do ENEM.

Atualmente, as faculdades EAD que ofertam bolsas de estudo são:

  • Cruzeiro do Sul (nota 4 no MEC);
  • Anhanguera (cursos com nota 3 e 4 no MEC):
  • Estácio (nota 4 no MEC);
  • Uninter (nota 4 no MEC);
  • Uniasselvi (nota 5 no MEC);
  • Unicesumar (nota 5 no MEC;
  • Unopar (nota 4 no MEC),
  • Unip (nota 3 no MEC), entre outras.

Para ingressar nos cursos de graduação e pós-graduação, entre no site oficial da faculdade e leia o regulamento.

Como dito anteriormente, a nota do MEC vai estipular quais são os centros de ensino mais adequados para realizar seu curso. As notas vão de 1 a 5, dessa forma, quanto mais próxima da nota máxima, melhor a qualidade de ensino.

Quais as vantagens do EAD?

Segundo o G1, no ano de 2022, os cursos semipresenciais e híbridos tiveram o maior avanço, com 43% dos novos ingressantes, em comparação com o ano passado. Os presenciais vêm logo atrás, com aumento de 39%. Já para as graduações à distância, as matrículas cresceram 22%.

Assim, cada vez mais, os alunos vêm encontrando vantagens em cursar graduações em faculdades EAD. Veja algumas das principais, na lista abaixo:

  • Você faz o seu próprio horário;
  • Pode rever as aulas quando e onde quiser;
  • Tem acesso a fóruns, para conversar com colegas de turma;
  • Paga mensalidades mais baratas e consegue bolsas de estudo.

Mas, para que tudo isso faça sentido, é importante entender se o seu curso permite uma graduação 100% EAD ou se uma melhor escolha é a graduação semipresencial. Visto que, cursos na área da tecnologia e saúde exigem muitas aulas práticas.

De toda forma, o aluno que escolhe realizar o curso a distância precisa ser, antes de qualquer coisa, autodidata e bem organizado.

Quais as desvantagens das faculdades EAD?

Da mesma forma que as faculdades EAD possuem benefícios, as mesmas também podem contar com alguns dificultadores, na hora de se graduar. Mas, é importante frisar que, o sucesso do aluno que realiza um curso a distância está na forma como ele acessa o conteúdo.

Ciente dessa informação, confira as desvantagens abaixo:

  • Dificuldade de concentração: em casa muitos são os fatores que podem interferir na hora de estudar;
  • Gestão do tempo: o aluno pode encontrar dificuldade para organizar o tempo de estudo;
  • Contato presencial: por mais que as faculdades EAD ofereçam fóruns, o contato presencial e as discussões entre alunos não acontecem com tanta efetividade, no espaço virtual.

Ao considerar essas questões, fica muito mais fácil optar entre os cursos na modalidade presencial, semipresencial e 100% online.

Conclusão

Em suma, as faculdades EAD oferecem uma ótima dinâmica para alunos que possuem pouco tempo no dia a dia, mas querem cursar o ensino superior.

Com ela, é possível acessar bolsas de estudo parciais e, até mesmo, gratuitas. Dessa forma, fica ainda mais fácil se formar!

Os cursos estão disponíveis nas modalidades presencial e semipresencial e, vai depender do aluno escolher aquela que faz mais sentido em relação ao curso escolhido.

Quer ter acesso a outras formas de entrar para a faculdade? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.