Curso de atendente de farmácia com certificado

Um curso de atendente de farmácia é muito importante para quem deseja atuar na área. Pois, apesar de a formação não ser obrigatória, os profissionais que buscam qualificação têm maiores chances de se colocarem no mercado.

Mas, antes de investir na área, é preciso saber exatamente o tipo de serviço que você irá fazer e quais são suas principais responsabilidades. Outro ponto importante é quanto ao salário recebido pela categoria.

Se você tem dúvidas desse tipo, leia este texto até o final, pois daremos respostas completas e diretas para poupar seu tempo e ajudá-lo em sua decisão. Vamos lá!

O que faz um atendente de farmácia?

Curso de atendente de farmácia
Curso de atendente de farmácia – Reprodução

O atendente de farmácia é o profissional responsável pela maior parte da interação com os clientes, orientando sobre os medicamentos e ajudando a identificar os produtos e mediar as vendas antes que as pessoas sejam levadas ao caixa.

Então, para exercer bem sua profissão, o atendente de farmácia precisa conhecer o que é vendido no local e ajudar os clientes a encontrar as marcas mais famosas. Também é necessário diferenciar os nomes comerciais e genéricos dos medicamentos.

Colocar preços nas mercadorias e ficar de olho no estoque e na reposição das prateleiras também entram nas obrigações, assim como estar atento às datas de validade das mercadorias.

Contudo, é importante ressaltar que esse profissional não atua como farmacêutico. Então, suas interações com medicamentos devem sempre ser supervisionadas por alguém capacitado. Obviamente, o atendente também não pode fazer indicações de remédios.

Com tantas atribuições, é interessante que o profissional tenha noções de venda, gestão e relacionamento com os clientes.

O que é preciso para ser um atendente de farmácia?

Para ser um atendente de farmácia não é preciso fazer curso superior. A única exigência em termos educacionais é o ensino médio completo e o desejo de trabalhar na área. Com o tempo de atuação, o profissional pode pegar experiência referente aos medicamentos e outras mercadorias.

Contudo, é recomendável que o interessado faça um curso de atendente de farmácia e se mantenha sempre atualizado. Dessa forma, a pessoa terá conhecimentos teóricos e práticos para realizar suas atividades, tornando a adaptação ao cargo mais fácil.

Esse é um mercado com boas oportunidades, pois novas farmácias surgem a todo momento e é grande a necessidade por profissionais capacitados. Ao ingressar na área, você receberá de R$ 1.237,51 a R$ 2.340,69, considerando algumas médias de vencimentos praticados em algumas cidades do país.

Como é o curso de atendente de farmácia?

Fazer um bom curso de atendente de farmácia vai torná-lo um profissional de destaque. Além disso, a função exige muita responsabilidade e o treinamento correto vai aumentar sua segurança ao atuar e minimizar quaisquer chances de erros.

Então, é esperado que um bom curso na área aborde temas como:

  • Serviços farmacêuticos no geral;
  • Biossegurança;
  • Organização de estoque;
  • Noções de farmacologia;
  • Leitura de receitas;
  • Técnicas de vendas;
  • Conhecimento técnico de bulas.

Mesmo após concluir o curso, o profissional deve sempre recorrer ao farmacêutico para tirar dúvidas e aprimorar seus conhecimentos.

Quais instituições oferecem curso de atendente de farmácia com certificado?

Preparamos uma lista para ajudá-lo a escolher seu curso de atendente de farmácia com certificado. Veja algumas instituições que oferecem o treinamento:

  • Escola Conquistadora: esse curso ocorre presencialmente na cidade de São Sebastião do Caí no Rio Grande do Sul. A duração é de 54 horas onde serão abordados conteúdos completos divididos em 4 módulos. Para saber os valores é preciso entrar em contato com a instituição;
  • Pensar Curso: aqui você tem acesso a um curso de atendente de farmácia gratuito e com certificado. Ele ocorre de maneira totalmente online e tem 70 horas de carga horária. Ao final, o aluno precisará fazer um teste para garantir sua aprovação. Para obter o certificado é preciso pagar uma taxa de emissão;
  • Cebrac: essa instituição oferece um dos cursos mais completos da área, o que fica claro logo em sua carga horária: são 110 horas presenciais e 55 EAD, totalizando 165 horas em que o aluno será exposto a todo o conhecimento teórico e prático para uma boa atuação na área, abordando desde o conhecimento em medicamentos até noções de organização e gestão.

Por se tratarem de cursos profissionalizantes, não há muitas exigências ao se matricular. Além disso, as variações de carga horária e conteúdo são bem grandes. Portanto, antes de escolher, converse com várias instituições e selecione a que mais se adequa ao seu perfil.

Conclusão

Por fim, é possível notar que quem deseja fazer um curso de atendente de farmácia com certificado tem muitas opções, sejam gratuitas ou pagas. Mas, antes de dar o primeiro passo é importante entender que se trata de uma profissão que exige muita responsabilidade e na qual você terá diversas atribuições. Além disso, sempre há novas vagas de emprego surgindo.

Também é interessante ter um verdadeiro desejo de atuar na área para que seja possível aprender cada dia mais e crescer profissionalmente.

Gostou do conteúdo? Então, deixe um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.