Curso de Cabeleireiro no SENAC com Certificado

O curso de cabeleireiro SENAC é ideal para quem pretende entrar no mercado de saúde e beleza e que ainda não possui conhecimentos sobre a profissão. No curso, o aluno irá aprender desde as noções básicas da função de cabeleireiro até técnicas avançadas, preparando-se para todo o processo de higienização, limpeza, aplicação de tinturas e químicas diversas, redução de volume dos fios, alisamento e penteados.

Para atender o público interessado no curso de cabeleireiro SENAC, a instituição oferece duas modalidades voltadas para a profissão: cabeleireiro assistente e Make & Hair para eventos e festas.

Esses dois cursos são oferecidos na modalidade de cursos livres, oferecendo certificado de conclusão, embora não reconhecidos pelo MEC. Mesmo sem essa qualificação, o curso livre oferece uma grade curricular com o conhecimento necessário para quem pretende investir na carreira.

Curso de Cabeleireiro
FOTO: Flickr

Curso de cabeleireiro SENAC completo

O curso de cabeleireiro SENAC completo é a terceira opção para quem quer se formar como cabeleireiro, com carga horária de 200 horas/aula, onde o aluno irá aprender as seguintes disciplinas:

  • Biossegurança, tricologia e patologias da pele e do cabelo;
  • Geometria aplicada;
  • Procedimentos e técnicas profissionais;
  • Cosmetologia aplicada;
  • Mercado profissional e suas tendências;
  • Apresentação e postura profissional;
  • Gestão e organização do trabalho.

Os cursos livres do SENAC exigem idade mínima de 18 anos para os candidatos, e ensino fundamental, mesmo incompleto.

Para o curso completo, o aluno deverá fazer sua inscrição com antecedência, já que as vagas são limitadas. O curso é normalmente direcionado para jovens com idade de 18 anos acima, que precisam se especializar na área de cabeleireiro e já tenham alguma habilidade com a profissão.

Nesse curso, no entanto, o aluno deve possuir os recursos necessários para arcar com as despesas para sua capacitação.

Entre outras coisas, o curso de cabeleireiro no SENAC exige disponibilidade de tempo para os estudos complementares nos períodos da manhã e da tarde, assim como disponibilidade para viagens, sempre que solicitado pelo SENAC, com custos a cargo da instituição, podendo fazer parte de um projeto de intercâmbio e de eventos voltados para cabeleireiros.

Requisitos para o curso de cabeleireiro no SENAC

Os pré-requisitos para inscrição em uma das vagas oferecidas pelo curso de cabeleireiro no SENAC incluem:

  •  Renda familiar mensal equivalente a até dois salários mínimos;
  •  Ser aluno da educação básica ou ter concluído;
  •  Ser trabalhador empregado ou desempregado;
  •  Candidatos que se encaixam nas exigências terão preferência na seleção de gratuidade do curso.

Os candidatos inscritos no curso de cabeleireiro no SENAC passarão por uma triagem com cálculo matemático que consiste na renda familiar per capita de dois salários mínimos para atender os critérios do PSG — Programa Senac de Gratuidade.

Após aprovação no critério de renda, o aluno deverá passar por um teste escrito, com uma redação, seguida de entrevista com a equipe multidisciplinar da instituição.
Se você está interessado em participar, acesse o site do SENAC e verifique as unidades onde o curso está sendo oferecido.

O que é PSG — Programa Senac de Gratuidade?

O PSG é destinado a pessoas com renda familiar per capita mensal não superior a 2 salários mínimos.

Antes de se inscrever, o candidato deve conhecer as informações da guia Pré-requisitos de cada curso e certificar-se de que atendem a todos os critérios exigidos.

A seleção dos candidatos ocorre considerando os seguintes critérios:

a) Seleção por unidade da federação;
b) Seleção do curso oferecido conforme a disponibilidade de vagas;
c) Colocação na ordem de inscrição no curso pelo candidato; e
d) Comprovante de conformidade com os documentos exigidos para inscrição.
As vagas nos cursos são preenchidas estritamente conforme os critérios de classificação até que as vagas disponíveis em cada curso tenham sido concluídas.

O candidato deverá preencher os formulários com os dados dos documentos solicitados e aceitá-los no ato da inscrição:

  • Formulário de inscrição PSG;
  • declaração dos rendimentos;
  • termo de compromisso;
  • Termo de matrícula (somente para Cursos Livres).

A aceitação do candidato implica a responsabilidade direta pelas informações preenchidas nos documentos. Quando o candidato estiver preenchido e aceito e comprovado conformidade com todos os documentos exigidos, a inscrição será processada e o candidato será notificado do preenchimento por e-mail.

A programação com as datas de início das inscrições dos cursos estará na guia Sobre o Curso de cada programação. Os lugares estão sujeitos à disponibilidade de cada estado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.