Bolsas de estudo no SENAI: descontos, bolsas e financiamentos

Conseguir bolsas de estudo no SENAI pode ser uma ótima opção, para aqueles alunos que desejam trabalhar na indústria. Isso porque, a instituição conta com um catálogo abrangente de cursos, professores especialistas e infraestrutura completa.

Nesse sentido, criamos este texto para te ajudar a compreender o que é o SENAI, os cursos que ele oferece, como é possível conseguir descontos, de que forma financiar os estudos e quem tem direito às bolsas ofertadas pela instituição.

Ficou interessado? Então, saiba que nos próximos tópicos, você pode encontrar a chave para avançar na carreira profissional num dos maiores centros de ensino do país. Vamos lá?

O que é o SENAI?

Bolsas de estudo no SENAI
Bolsas de estudo no SENAI – Reprodução

O SENAI é uma rede de ensino que faz parte do grupo FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Assim, essa rede tem como objetivo oferecer cursos focados na especialização de jovens e adultos, para a área industrial.

Por isso, é muito comum ver os pólos vermelhos espalhados pelas grandes cidades. Aglomerando centenas de alunos nos períodos da manhã, tarde e noite.

Atualmente, podem se candidatar a cursos técnicos alunos na faixa dos 16 aos 24 anos. Já para as modalidades de iniciação profissional, a idade é ainda mais baixa, a partir dos 14 anos.

Esse é um dos motivos pelos quais muitos adolescentes procuram por bolsas de estudo no SENAI. Já que, assim, eles podem ter acesso a um ensino técnico de qualidade e, ainda por cima, conseguir um emprego como jovem aprendiz nas melhores empresas do estado.

Quer descobrir como os alunos conseguem bolsas de estudo no SENAI? Confira o próximo tópico!

Como conseguir uma bolsa de estudos no SENAI?

Para concorrer a bolsas de estudo no SENAI, o aluno precisa estar classificado dentro dos grupos prioritários. Assim, ao realizar a inscrição, o mesmo:

  • Irá preencher uma avaliação sócio econômica;
  • Deverá pagar a taxa da realização da prova ou solicitar isenção;
  • Poderá utilizar a nota do ENEM como base para determinados cursos.

Ao comprovar que estudou em escola pública e que possui renda familiar inferior ou igual a um salário mínimo e meio por pessoa, o estudante está automaticamente concorrendo a uma bolsa de estudos.

Assim, para concorrer efetivamente a bolsas de estudo no SENAI, o aluno deve ficar atento ao período de inscrição do polo de sua cidade ou região mais próxima. E preencher corretamente a documentação necessária.

Lembrando que, são considerados critérios como pontuação no exame, condição financeira do aluno, grau de escolaridade, cursos anteriores realizados na instituição, entre outras características, na hora de selecionar os alunos.

Quais cursos são oferecidos no SENAI?

Agora que você já sabe como conseguir bolsas de estudo no SENAI, veja quais cursos são atualmente disponibilizados na instituição:

  • Administração e gestão;
  • Construção civil e design de imobiliário;
  • Design gráfico, papel, celulose, gráfica e editorial;
  • Logística e transporte;
  • Mecânica, Sistemas de Automação energia e eletrônica;
  • Metalurgia e soldagem;
  • Refrigeração e climatização;
  • Alimentos e bebidas;
  • Design de moda, têxtil, vestuário, calçados e joalheria;
  • Fabricação mecânica e mecânica industrial;
  • Mecânica automotiva;
  • Meio ambiente, saúde e segurança do trabalho;
  • Química, cerâmica e plásticos;
  • Tecnologia da informação e informática.

Como dito anteriormente, o SENAI é uma empresa focada na área industrial, e, nesse quesito, possui cursos muito completos, com laboratórios para prática e convênios com empresas. Dessa forma, na maioria das vezes, os alunos realizam estágios em grandes corporações.

Como conseguir um desconto ou financiar o seu curso?

Você pode conseguir bons descontos ao realizar a prova de entrada para o SENAI. Através da prova, além de conseguir bolsas de estudo, os alunos conseguem porcentagem de desconto e ofertas especiais de financiamento.

Assim, para conseguir bolsas de estudo no SENAI ou para garantir um bom desconto, o alunos deve:

  1. Ficar atento a página oficial do SENAI;
  2. Se inscrever para o processo seletivo ou vestibular;
  3. Caso seja eletivo, entrar a partir do programa de cotas para pessoas de baixa renda;
  4. Utilizar a nota obtida no ENEM do ano anterior;
  5. Esperar o resultado do processo seletivo, para ver qual foi a sua nota e como poderá usá-la para garantir o curso desejado.

Além disso, é importante ficar atento ao período de matrícula do polo SENAI para o qual você se inscreveu. Cada polo tem um prazo específico, e a matrícula deve variar de cidade para cidade.

Conclusão

Concluímos que, acessar bolsas de estudo no SENAI pode ser mais fácil do que se imagina. Mas que, para isso, o aluno deve se encaixar na política de cotas para pessoas de baixa renda da instituição.

Outros fatores importantes são os períodos de inscrição e matrícula, já que cada estado e cidade podem contar com datas específicas para a realização dos mesmos.

Por fim, o aluno que deseja ganhar bolsas de estudo do SENAI, deve ter em mente que é preciso estudar para as provas e se programar, para cumprir as etapas do processo seletivo com tranquilidade e eficiência.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre cursos e graduações? Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.