CETAM Cursos Técnicos com Inscrições Abertas

A CETAM Cursos – Centro de Educação Tecnológica do Amazonas oferece anualmente milhares de vagas em seus cursos técnicos para candidatos que desejam participar da oportunidade de adquirir novos conhecimentos para o mercado de trabalho.

No estado do Amazonas, a CETAM oferece até 180 mil vagas disponíveis para alunos que se interessam em fazer cursos técnicos ou cursos de especialização técnica de nível médio, tanto para a capital, Manaus, quanto para outras cidades do estado.

As atividades do CETAM tiveram início com a ação Oportunidades & Renda, permitindo que os candidatos fizessem sua inscrição através da internet e oferecendo cursos de qualidade nas mais diversas áreas, buscando atender às necessidades das indústrias e empresas de serviços instaladas no Amazonas.

CETAM Cursos Técnicos
FOTO: CETAM

Os cursos oferecidos pela CETAM Cursos

Para o ano de 2017, a CETAM está oferecendo cerca de 180 mil vagas nos cursos técnicos divididos em 42 modalidades, atendendo tanto a capital de Manaus quanto outros 27 municípios do interior do estado.

Os cursos técnicos do CETAM Cursos atendem as áreas de edificações e construção civil, recursos pesqueiros, informática, enfermagem indígena, eletrônica, meio ambiente, indústria naval, automação industrial, saúde bucal, massoterapia, imobilizações ortopédicas, prótese dentária e muitas outras, atendendo sempre as necessidades locais e permitindo que o aluno formado possa encontrar uma vaga em sua própria região.

Os cursos de especializações técnicas oferecem qualificação para obstétrica e nenonatologia, serviços de saúde de urgência e emergência, radiologia, microcontroladores e programação embarcada, criação de artes gráficas, entre outros.

Além dos cursos técnicos, o CETAM está trazendo quatro novos cursos inéditos: técnico em logística, técnico em seguros, técnico em qualidade e técnico em produção de moda.

Como fazer a inscrição nos cursos técnicos da CETAM

Se você mora no Amazonas e tem interesse em fazer algum curso de qualificação, procure o CETAM Cursos e faça sua inscrição. O CETAM exige como pré-requisitos ensino médio completo e idade mínima de 18 anos para os cursos técnicos.

Os cursos de especialização técnica são direcionados para alunos que já tenham obtido a certificação técnica, servindo para aprimorar os conhecimentos.

As inscrições para os cursos do CETAM Cursos devem ser realizadas através do site da instituição, no endereço http:/www.cetam.am.gov.br, além dos postos de atendimento espalhados pelo estado do Amazonas. Para saber os endereços, os candidatos devem também acessar o site.

Para fazer a inscrição, os alunos devem pagar uma taxa, sendo aplicada depois uma prova de admissão, que tem o objetivo de analisar o conhecimento e a adequação de cada candidato à profissão escolhida.

Os cursos técnicos do CETAM possuem carga horária de 800 a 1.600 horas, ou seja,são cursos de duração de 18 a 24 meses, trazendo todo o conhecimento necessário para que o aluno, depois de formado, possa exercer sua profissão com segurança.

Fique atento às oportunidades de cursos oferecidos pelo CETAM. Através de professores experientes e qualificados, você terá condições de se formar nas profissões mais necessárias para o desenvolvimento do estado do Amazonas e para atender a população das mais distantes zonas do estado, podendo conseguir uma vaga na região em que você reside.

Qualificação Profissional

A qualificação profissional, incluindo a educação e formação de trabalhadores, é um processo de ensino e aprendizagem que visa qualificar alunos e trabalhadores através de cursos de formação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização integrados em projetos e programas que visem a sua inclusão ou reintegração no mercado de trabalho.

Os cursos de qualificação profissional, incluindo formação e aperfeiçoamento de colaboradores, podem ser combinados com a educação de jovens e adultos (EJA), visando qualificação profissional e aumento da qualidade do nível de escolaridade dos trabalhadores.

Cursos de qualificação profissional, incluindo formação básica e avançada para funcionários, também podem ser oferecidos por ensino presencial de base tecnológica e na modalidade a distância para qualificação profissional, incluindo formação técnica e avançada. Através de recursos tecnológicos e plataformas digitais.

Formação Técnica CETAM Cursos

Cursos técnicos de ensino médio concedidos pelo Cetam são baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação e Formação Profissional e, quando aplicável, na legislação aplicável de determinados conselhos profissionais.

Carga horária de 20% (vinte por cento) da carga horária mínima do curso especificado no CNCT ou em qualquer outro instrumento que o substitua.

Cursos de especialização para profissionais técnicos O percurso formativo previsto em um curso técnico deve ser de no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima indicada para a determinada qualificação profissional prevista no CNCT ou em qualquer outro instrumento que substitui, nos termos da resolução da CNE. Delineado / CP n.º 1, de janeiro de 2021.

Os cursos técnicos e avançados podem ser estruturados frequentemente, observadas as disposições legais aplicáveis ​​e as disposições das diretrizes pedagógicas institucionais.

Os alunos matriculados no ensino médio regular têm a oportunidade de frequentar um curso técnico ou cursos autônomos de qualificação profissional da CETAM Cursos.  Existe também a possibilidade de os jovens seguirem roteiros em uma ou mais áreas do conhecimento, complementados por cursos de qualificação profissional, atendendo ao art. 4.º da Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, art. 36, lei n.º 9.394 / 1996 – LDBEN.

Conforme o Regulamento n.º 1432 de 28 de dezembro de 2018, os percursos formativos devem ser organizados a partir de quatro eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e sociocultura, intervenção e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.